A dor de cabeça é a queixa de saúde mais comum em todo o mundo e responsável pelo uso excessivo de medicamento. O perigo se esconde nas mais belas intensões pois, quando alguém se queixa de dor de cabeça, não leva muito tempo para um amigo ou familiar oferecer um remédio para dor de cabeça como solução. Geralmente esses remédios estão sempre a mão para nos livrar daquela dorzinha chata, funcionam muito bem aliviando no momento o incomodo mas, pode estar silenciando um sinal do organismo avisando que algo maior acontecendo.
O problema surge quando o uso passa a ser constante, o remédio para dor de cabeça está apenas aliviando a dor que o organismo esta usando para avisar que algo não esta bem. Muito comum pessoas fazerem uso constante de analgésicos sem ter um diagnóstico adequado.
Além de não tratar a causa da dor de cabeça, o risco do uso excessivo de analgésicos e sem orientação médica podem desencadear uma enxaqueca crônica e causar dependência.
Segundo a OMS – organização mundial de saúde – as dores de cabeça afetam mais de 50% da população adulta em todo o mundo e dentre as suas muitas causas, são representados na maioria pela, enxaqueca, cefaleia tensional e cefaleia em salvas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população apresentará uma dor de cabeça ao longo de sua vida:
70% das mulheres:
Apresentam ao menos um episódio de dor de cabeça ao longo da vida.E 50% dos homens.
Apresentam um episódio de dor ao longo da vida.
A enxaqueca ocorre em 20% das mulheres.
ocorre em 20% das mulheres.A dor de cabeça pode sinalizar problemas.
Investigue!
Muitas dessas pessoas não conseguem melhora das dores de cabeça somente com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, sofrendo com o comprometimento da qualidade de vida incluindo, diminuição do rendimento no trabalho e/ou estudos e convívio familiar. Pior, mesmo conseguindo controlar a dor de cabeça, isso se dá as custas do uso frequente de remédios.
As dores de cabeça são tão comuns em nossa sociedade que no Brasil foi criado o dia nacional de combate a cefaleia (Sociedade Brasileira de Cefaleia) e nos Estados Unidos da América foi instituído, julho, como o mês da conscientização da dor de cabeça.
No Brasil 13 milhões de brasileiros apresentam dor de cabeça em pelo menos 15 dias por mês, o que é conhecido como cefaleia crônica diária.
Novos remédios e tratamentos são lançados a todo instante para tratar as dores de cabeça. No entanto muitos profissionais não dão a devida atenção para o diagnóstico das dores.
Diversos estudos vem mostrando que alterações musculares provenientes de disfunções da ATM (patologia da ATM) pode causar sintomas idênticos ou muito parecidos com os da enxaqueca. As enxaquecas muitas vezes são confundidas com outros tipos de dores de cabeça, e seus sintomas são muito parecidos com os da DTM – patologia da ATM.
Quer saber se tem sintomas de DTM? Confira no post- Sintomas da DTM, como rechonhecê-los.
As cefaleias tensionais são as dores de cabeça causadas por tensionamento acima do normal dos músculos. Geralmente são relacionadas com o estresse. Esta é uma ideia errônea, os músculos ficam tensos por muitas causas e o estresse pode ser somente o “algo a mais” que falta para desencadear desconfortos.

Músculo do pescoço quando em espasmo pode causar dor referida nas regiões em vermelho.

Músculo esternocleidomastoideo, pode causar sensação de rigidez no pescoço.
A imagem mostra uma forma de alongamento.
Muitos tratamentos são direcionados para o controle do estresse. O mais sensato é identificar a causa orgânica da tensão e permitir que os episódios de estresse sejam superados sem manifestação da dor.
Se sofre ou conhece alguém que sofre com os sintomas da enxaqueca, procure um profissional especializado nas patologias da ATM, designado como dentista neurofisiológico. Pode ter alterações concomitantes provenientes da ATM que estão agravando os sintomas.
Fique esperto!
Oferta especial:
Ebook sobre dor de cabeça
Baixe nosso ebook gratuito e descubra tudo o que você precisa saber sobre dor de cabeça. Conheça os tipos, causas
Tratamentos e medidas preventivas para manter sua saúde em dia. Com esse material, você poderá entender melhor as causas da dor de cabeça e saber como preveni-la. Não perca essa oportunidade de se informar e cuidar da sua saúde.
Alerta sobre o Uso de Analgésicos para Dores de Cabeça
Este post destaca a importância de abordar a dor de cabeça como um sinal de alerta, em vez de mascará-la com analgésicos. Explica os riscos do uso excessivo de analgésicos, incluindo a possibilidade de agravar o problema subjacente e causar dores crônicas. Descreve sintomas que podem indicar problemas na ATM (articulação temporomandibular) e a importância de uma avaliação neurofisiológica para um diagnóstico preciso. Oferece um guia sobre como identificar o abuso de analgésicos e enfatiza a importância de procurar tratamento especializado para dores persistentes.
Dor no maxilar, sensação de pressão e desconforto ao mastigar? Saiba o que é e como resolver
Dor na maxila frequentemente esta associada a ATM. Conheça os outros sintomas e descubra se sua dor pode ser relacionada com a articulação temporomandibular
Tem tido dor de cabeça? Você pode estar com um problema na ATM, a articulação temporomandibular
É muito comum ouvirmos por aí que a dor de cabeça é a pior dor que existe. Bom, se não for a pior, é certamente uma das que mais incomodam as pessoas. Até porque, [...]